Conta

Esta área permite você gerenciar as informações de cada Conta da sua Entidade de Classe, onde serão registradas todas as movimentações financeiras que ocorrem diariamente.

Exemplos de Contas:

  1. Caixa
  2. Poupança
  3. Conta Corrente
  4. Cartão de Crédito

A Conta é essencial para as seguintes operações do Castor:

# Sobre o que você quer saber?

  1. Conhecer a Tela de Plano de Conta
  2. Como Cadastrar Conta
  3. Como Encontrar Conta Cadastrada
  4. Como Alterar as informações de Conta Cadastrada
  5. Como Excluir Conta
  6. Perguntas Frequentes
  7. Como realizar saques

 


1 - TELA DE CONTA


A tela de Conta pode ser acessada através de menu Financeiro, que possui o item "Conta", conforme imagem abaixo:

Ao acessar a tela de Conta, será apresentada, do lado direito de sua tela, uma listagem com todos as Contas já cadastradas para sua entidade de classe e do lado esquerdo haverá um espaço para novos cadastros, como indicado na imagem abaixo:

 

Identificação

Nome

Informe um nome para identificar cada conta.

Data Inicial

A data que você começou a gerenciar o financeiro da sua Entidade de Classe no Castor.

Saldo Inicial

Saldo da Conta de quando você começou a gerenciar o financeiro da sua Entidade de Classe no Castor.

Esta conta é a mais utilizada?

Marcando como sim, em todas as telas do Castor as informações desta Conta será apresentada como padrão, como por exemplo, na tela de lançamentos.

Situação Indica se a conta está ativa para ser utilizada no Castor. Marcando como Inativa, ela não será mostrada em nenhuma área do sistema.

 

Banco

É um conta bancária?

Indica se a conta é referente a uma instituição bancaria

Banco

Selecione a instituição financeira.

Agência

Número e dígito(se houver) da agência.

Conta

Número e dígito da conta bancária.

 

Informação Complementar

Observações

Informações adicionais da conta.

 

 


2 - COMO CADASTRAR CONTA?

Como mencionado, do lado esquerdo de sua tela há uma área para novos cadastros. Preencha, no minimo, as informações obrigatórias e, quando concluído, clique em .

Importante


Data Inicial e Saldo Inicial

Data e Saldo iniciais são utilizados na criação da Conta no Castor para que o sistema controle o saldo através de entradas e saídas realizadas diariamente. Assim sendo, é fundamental que você as informe somente a partir do momento em que for adotar o Castor como o seu sistema financeiro. Desta forma, garante que, por exemplo, as suas movimentações de uma conta bancária estejam idênticas as do Castor e que o saldo será o mesmo, como realmente tem que ser.

 


3 - COMO ENCONTRAR CONTA CADASTRADA?

Há uma barra de pesquisa no canto direito de sua tela, nela você poderá digitar qualquer palavra (seja do início, meio ou fim do nome da Conta cadastrada) que o sistema encontrará a Conta desejada.

 


Neste campo de pesquisa, você pode digitar qualquer informação que esteja contida em nome, data inicial e banco, como por exemplo:

  • Pesquisar por "Brasil" = Apresenta todas contas que tenham no nome ou no banco a palavra Brasil.
  • Pesquisar por "09/2014" = Apresentada todas as contas com data inicial referente a setembro de 2014.

Caso queria "limpar" a pesquisa, deixe o campo de "Busque uma conta", sem nenhuma informação. Assim, todas as Contas Cadastradas serão apresentadas.

 


4 - COMO ALTERAR AS INFORMAÇÕES DE CONTA CADASTRADA?

Ao entrar na Tela de Conta, você tem a liberdade de editar qualquer dado das Contas cadastradas, basta pesquisar a Conta desejada na barra lateral direita como explicado no tópico anterior e editar as informações necessárias.

Para finalizar, clique em  para concluir a edição dos registros de Fornecedores.

 



5 - COMO EXCLUIR CONTA?


Para excluir alguma Conta basta seguir os mesmos passos anteriores: pesquise a Conta desejada na barra de pesquisa lateral direita e clique no botão

 

 Depois confirme sua ação clicando em OK!

Importante

Uma vez excluído os dados da Conta, não será possível recuperá-los. Por isso, esteja certo de que deseja realmente excluir a Conta.

O Castor não vai permitir a exclusão da Conta que já tenha sido selecionada para algum lançamento financeiro.

Uma alternativa a exclusão, principalmente quando a Conta já foi utilizada, é colocá-la como INATIVA. Os dados vão permanecer, mas não será mais possível utilizá-la em nenhuma área do Castor.

 



6 - PERGUNTAS FREQUENTES

  1.  O que é uma Conta "Caixa"?
    É a conta que registra toda a movimentação de dinheiro dentro da associação.

 


 

7 - COMO REALIZAR SAQUE

Este tópico é pertinente somente aos clientes que utilizam o boleto do Castor.

Para que o valor referente aos pagamentos dos boletos seja creditado em sua conta é necessário realizar o saque.

Primeiro passo:

Entrar na tela de contas

Captura_de_Tela_2019-07-31_a_s_10.38.41.png

Segundo passo:

Selecionar a conta utilizada para emitir boletos

Captura_de_Tela_2019-07-31_a_s_10.43.51.png

Terceiro passo:

Clicar no botão para realizar o saque e confirmar

Captura_de_Tela_2019-07-31_a_s_10.44.43.png

Observações:

  1. É cobrado uma taxa de saque. Essa taxa é descontada no momento da transferência do valor para a sua conta.
  2. Pela observação acima, talvez seja interessante planejar o melhor momento de realizar o saque, de acordo com as datas em que a maioria dos boletos vencem.
  3. Por conta do tempo bancário de realizar transferências, o saque não é efetivado instantaneamente ao clicar no botão.
  4. Caso ocorra algum problema, entraremos em contato.
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