Plano de Conta

O Plano de Contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à sua Entidade e tem como principais objetivos:

  1. Promover o registro dos fatos administrativos de forma a criar condições ótimas de classificação e acumulação de dados;
     
  2. Registrar as contas que serão movimentadas pela contabilidade em decorrência das operações da entidade ou, ainda, contas que embora não movimentadas no presente, poderão ser utilizadas no futuro. 

  3. Adoção de agrupamentos padronizados e oficiais, porque facilita a preparação das demonstrações, análises, interpretações, comparações e estudos estatísticos, ou seja, uniformizar os registros contábeis.

Veja um exemplo de um Plano de Conta:

  1. Receitas
    1. Contribuição Extraordinária
    2. Contribuição Mensal
    3. Contribuição Sindical
    4. Convênios
  2. Despesas
    1. 13º Salário
    2. Água e esgoto
    3. Aluguel
    4. Aquisição de equipamentos

# Sobre o que você quer saber?

  1. Conhecer a Tela de Plano de Conta
  2. Como Cadastrar Plano de Conta
  3. Como Visualizar Planos de Conta Cadastrados
  4. Como Alterar as informações de Plano de Conta Cadastrado
  5. Como Excluir Plano de Conta
  6. Perguntas Frequentes

 


1 - TELA DE PLANO DE CONTA
A tela de Conta pode ser acessada através de menu Financeiro, que possui o item "Plano de Contas":

 

 

Ao acessar a tela do Plano de Conta, será apresentada, do lado direito de sua tela, uma listagem com todos os planos de conta já cadastrados para sua entidade de classe e do lado esquerdo haverá um espaço para novos cadastros, como indicado na imagem abaixo:

 

 

Identificação

Tipo

Indica se o Plano de Conta é referente a Receita ou Despesa.

Nome

Nome

Plano de Conta Principal

Indica se o Plano de Conta é um subitem de outro Plano de Conta.

Observações

Informações complementares.

 


2 - COMO CADASTRAR PLANO DE CONTA

Como mencionado, do lado esquerdo de sua tela há uma área para novos cadastros. Preencha, no minimo, as informações obrigatórias e, quando concluído, clique em .

 

 


3 - COMO ENCONTRAR O PLANO DE CONTA? 

 Há uma barra de pesquisa no canto direito de sua tela, nela você poderá digitar qualquer palavra (seja do início, meio ou fim do nome cadastrado) que o sistema encontrará o plano de conta desejado. 

 


4 - COMO ALTERAR AS INFORMAÇÕES DE PLANO DE CONTA CADASTRADO

 

Ao entrar na Tela do Plano de Conta, você tem a liberdade de editar qualquer dado dos Planos de Contas, basta pesquisar o plano de conta desejado na barra lateral direita como explicado no tópico anterior e editar as informações necessárias. 

 

Para finalizar, clique em  para concluir suas edições.


5 - COMO EXCLUIR PLANO DE CONTA

Para excluir algum Plano de Conta basta seguir os mesmos passos anteriores: pesquise o Plano de Conta desejado na barra de pesquisa lateral direita e clique no botão

 

 

 Depois confirme sua ação clicando em OK!

Importante

Uma vez excluído os dados do Plano de Conta, não será possível recuperá-los. Por isso, esteja certo de que deseja realmente excluir o Plano de Conta.


O Castor não vai permitir a exclusão do Plano de Conta que já tenha sido utilizado para:

 


6 - PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Existe algum limite de cadastro de planos de contas?
    Nenhum limite. Você tem total liberdade para criar quantos Planos de Contas desejar.

  2. Qual o nível máximo de hierarquias em plano de contas que posso criar?
    Não existe limite. Você poderá criar quantas hierarquias achar necessário.

  3. Posso criar qualquer Plano de Contas com o nome que eu desejar?
    Sim. Você tem total autonomia sobre o nome dos seus respectivos planos de conta.

  4. Posso criar Planos de Contas com nomes iguais?
    Não. O nome do Plano de Contas é o seu principal identificador nas funcionalidades do sistema. Portanto, é necessário mantê-lo único para que não haja equívocos em sua seleção.







 

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